02/04/2022 às 06h01min - Atualizada em 02/04/2022 às 06h01min
Brasil já tem solução para crise dos fertilizantes


Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma substância que ajuda as plantas a produzir mais e a resistir à seca. A substância é uma partícula minúscula, invisível a olho nu, que, diluída em água, forma um estimulante para a planta: a arbolina, que os pesquisadores estudam há 7 anos em laboratórios de nanotecnologia.

Os profissionais mantem todo o processo da arbolina em sigilo. Revelam apenas que é uma substância orgânica, inicialmente extraída de uma planta, e que atualmente já é reproduzida em laboratório.
“A gente já consegue um produto comercial mantendo as mesmas propriedades. É um produto biodegradável, não acumula no ecossistema e é totalmente compatível com os seres vivos”, explica o estudante de doutorado da UnB Rogério Gomes Faria.
Como funciona
Aplicada na planta, a substância entra rapidamente dentro das células. O produto age de duas maneias: converte raios ultravioletas do sol – que são nocivos às plantas – em luz azul, que melhora fotossíntese e, por consequência, o desenvolvimento de diversas culturas.
Além disso, a arbolina deixa a planta mais tolerante à falta de água. “Ela ajuda a ter um consumo eficiente da água, ela reduz a transpiração e isso faz com que necessite de menos água para manter seus processos metabólicos”, diz Rogério.
Em laboratório, os pesquisadores testaram a ação da arbolina no milho, na alface, no tomate e no cacau. Em campo a comprovação veio da melhor maneiro, mais de 30% de eficácia do bioestimulante no campo. Para isso, a equipe da UnB fez uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
No campo experimental da Embrapa Hortaliças, cacau, tomate, soja, melancia, milho, laranja, abacaxi, cebola e outros, o. Os pesquisadores descobriram quais os efeitos do produto na lavoura que sofreu estresse hídrico.
Eles compararam duas áreas com diferentes níveis de irrigação. Uma lavoura recebeu água dia sim e dia não, e a outra ficou 10 dias seguidos na seca.
O produto foi aplicado 3 vezes durante o ciclo da cultura: no plantio, antes e depois do período de seca. Os tomateiros e os outros testados que enfrentaram a seca e receberam o bioestimulante tiveram produção maior do quê os irrigados, que estavam sem arbolina.
Na comparação entre os tomateiros que sofreram com falta de água, aqueles que receberam a nanopartícula tiveram uma produtividade 30% maior.
No mesmo experimento foram comparadas plantas que receberam irrigação normal com e sem arbolina. Resultado: ganho de produtividade de 30% com o uso do bioestimulante.
Para os pesquisadores, esses resultados mostram que o produto pode ajudar a produzir em regiões que sofrem com a seca.
A Embrapa já testou o bioestimulante também em lavoura de soja. Seguida as boas práticas de manejo, no Sul do país, a produtividade do grão aumento em 30% na comparação com a média nacional. No Centro-Oeste, a aplicação foi no cultivo do feijão, com produção 33% maior.
O produto está no mercado.
Com a eficiência do produto comprovada pela Embrapa, a equipe da Universidade de Brasília decidiu empreender. Abriu uma empresa na Bahia para produzir e vender o bioestimulante.
A biofábrica fica no município de Dias D Ávila. São 50 m², onde é possível produzir 200 mil litros de arbolina por mês – volume suficiente para 100 mil hectares de lavoura.


Nosso produto Arbolina  fabricado pela Krilltech  em parceria com a EMBRAPA e UNB - Universidade de Brasília, e distribuído comercialmente ,por nossa empresa Agrovirtus já está incluso no Plano Nacional de Fertilizantes lançado ontem dia 11/03/2022 , pelo presidente da República: ‘’ a nanotecnologia emerge como uma alternativa promissora para impulsionar a nova revolução agrotecnológica brasileira ‘’ diz trecho do Plano Nacional de Fertilizantes, sendo que o nosso produto ARBOLINA é o único  100% brasileiro, produzido com matéria prima 100% brasileira  e é baianinho da gema fabricado em Dias Dávila - BAHIA 
 

Marquinhos Cardoso 
Diretor Executivo ADM / Comercial 
Agrovirtus  distribuidor Brasil da Arbolina

NOTÍCIAS RELACIONADA
Com medo, homem que denunciou o Careca do INSS e o filho de Lula diz estar desprotegido pela PF: “não...
Pênis bovino é novo "ouro" da pecuária de Mato Grosso no mercado...
URGENTE: Jair Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em...
URGENTE: saiba a quantos anos de prisão Bolsonaro foi condenado por tentativa de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS