Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às Drogas
Na sessão ordinária desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 78/2025, de autoria do vereador Natanael Santos (Pretinho). A proposta institui o Dia Municipal de Prevenção às Drogas, a ser comemorado anualmente em 13 de fevereiro, mês voltado à conscientização sobre o combate às drogas.
O objetivo da iniciativa é promover campanhas educativas, debates e atividades que incentivem a prevenção ao uso de drogas e a recuperação de dependentes químicos. O projeto também prevê a participação das escolas, instituições de saúde, ONGs e sociedade civil em ações conjuntas.
Além dessa proposta, outros projetos de interesse da comunidade também foram apreciados e aprovados durante a sessão. São eles:
Projeto de Lei nº 83/2025, de autoria do vereador Edmilson Santos: institui o dia 12 de junho como o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Guanambi.
Projeto de Lei nº 89/2025, de autoria do vereador André Moitinho: estabelece critérios e obrigações para a circulação em vias públicas de cães de raças consideradas potencialmente perigosas. A medida visa garantir maior segurança à população, abrangendo raças como American Staffordshire, Buldogue Americano, Doberman, Dogue Argentino, Fila Brasileiro, Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiler, entre outras de porte ou histórico de ataques.
Projeto de Lei nº 101/2025, de autoria da vereadora Eponina Gomes: cria a campanha “Agosto Lilás”, a ser realizada anualmente, com foco na conscientização, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.
Projeto de Lei nº 102/2025, de autoria do vereador Cláudio Fiuza: institui a Semana Municipal “Quebrando o Silêncio”, direcionada ao público infantojuvenil e realizada na primeira semana de agosto. A iniciativa busca promover ações de conscientização e combate à violência doméstica, bem como ao abuso físico, emocional, sexual e psicológico.
Também foram aprovadas nove indicações parlamentares, abordando demandas de interesse da população.
Após a Sessão Ordinária, foram entregues cinco Moções de Aplausos:
De autoria da vereadora Eponina Gomes, à Tenente-Coronel PM Gilmara Santana de Oliveira Coutinho, exemplo de dedicação, competência e espírito de liderança, cuja trajetória culminou em um feito histórico: ser a primeira mulher a comandar o 17º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, rompendo barreiras e marcando a história da segurança pública regional.
De autoria da vereadora Eponina Gomes, à Capitã PM Jacimara Moura Ornelas Ferreira, pelo notável trabalho na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e pela exemplar coordenação da Ronda Maria da Penha em Guanambi, recebendo o mais profundo reconhecimento e admiração.
De autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes), ao Hospital Nova Aliança, em Guanambi, pelo importante investimento na saúde regional, com a implantação de 10 leitos de UTI e a ampliação de procedimentos como cateterismo e angioplastia. O hospital passa a oferecer serviços hospitalares de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico/Neonatal, além de leitos clínicos de retaguarda para a Rede de Atenção às Urgências (RAU) do Estado da Bahia, garantindo atendimento qualificado aos usuários do SUS.
De autoria do vereador Cláudio Fiuza, ao músico Ginaldo Rodrigues Pereira, conhecido como Dio do Acordeon, pelo talento, dedicação e amor à música nordestina, que fortalece a identidade cultural da região e difunde a música de raiz, tão valiosa para a cultura popular.
De autoria do vereador Natanael Santos (Pretinho), à Escola Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo, pela brilhante participação no Desfile Cívico de 7 de Setembro, demonstrando civismo, organização e entusiasmo. A escola levou às ruas, além da beleza do desfile, uma mensagem de patriotismo e respeito à independência do Brasil.