12/09/2023 às 08h38min - Atualizada em 12/09/2023 às 08h38min
Câmara de Guanambi aprovou ampliação de 15 para 17 vereadores


A Câmara Municipal de Guanambi aprovou uma proposta de emenda à Lei Orgânica do município para ampliar de 15 para 17 o número de cadeiras da casa legislativa. A aprovação aconteceu na noite desta segunda-feira (11), durante a sessão ordinária, realizada na sala de reuniões em razão do plenário estar ocupado com a palestra sobre meteorologia.

A mudança é baseada no crescimento populacional e tem respaldo nos critérios estabelecidos pela Constituição Federal relacionados à composição das câmaras municipais, definida exclusivamente pelo número de habitantes dos municípios.

Com população de 87.817 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guanambi passou da quarta para a quinta faixa, que vai de 80 a 120 mil habitantes. Em 2010, ano do último Censo, a população apurada do município era de 78.833 moradores.

proposta chegou a ser discutida na legislatura passada, porém acabou perdendo força e não foi colocada em votação. As estimativas populacionais realizadas todos os anos já indicavam a mudança de faixa e a confirmação do aumento populacional pelo Censo reforçou a situação.

A inciativa da emenda foi da mesa diretora da Câmara e a justificativa é de cumprir a Constituição e aumentar a representatividade política do município, uma vez que houve um crescimento considerável do número de moradores na última década. Apenas o vereador Diego Pi (União) foi contrário à proposição. 

O aumento no número de cadeiras terá impacto no orçamento da câmara, que vai pagar mais subsídios e salários de assessores, no entanto, o valor repassado pela prefeitura não será alterado. O chamado duodécimo, valor repassado ao legislativo todos os meses, continua representando 7% das receitas do município, que representa R$ 998,5 mil por mês no orçamento deste ano em Guanambi.

Em quatro anos de mandado, a câmara deverá gastar cerca de R$ 1,5 milhão a mais com as despesas dos vereadores adicionais. Este aumento de despesa deverá ser compensado com a diminuição de gastos das atividades.

A alteração na Lei Orgânica deverá ser envida à Justiça Eleitoral para que as eleições do próximo ano sejam preparadas para eleger 17 e não 15 vereadores.

Vitória da Conquista também aumentou cadeiras

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista também terá mais dois vereadores a partir da próxima legislatura, passando dos atuais 21 para 23. A mudança na Lei Orgânica do Município foi aprovada em primeira votação na sessão ordinária do dia 16 de junho.

O município tinha 306 mil habitantes em 2010 e agora tem 370.868.

 

Tiago Marques - Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Tradicional São João do Distrito de Mutans acontece neste final de...
Nova Rodoviária será prioridade como obra estruturante para o município de Guanambi; projeto já...
Prefeitura de Guanambi recebe ‘Selo Transparência’ dos festejos juninos, concedido pelo Ministério...
Cultura FM de Guanambi também lidera audiência nas plataformas de streaming de rádio, conforme dados...
GALERIAS
CLASSIFICADOS