02/03/2020 às 05h09min - Atualizada em 02/03/2020 às 05h09min
Embasa continua cobrando 80% de taxa de esgoto em Guanambi


Mesmo após a decisão da Justiça de Guanambi, proferida no dia 7 de janeiro, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua cobrando 80% de taxa de esgoto das residências e comércios de Guanambi.

A decisão foi concedida a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), baseada na Lei Municipal 990/2015 e da sua Regulamentação, no dia 21 de janeiro de 2019. O magistrado rejeitou os embargos de declaração impetrados pelos representantes da Embasa em Ação Civil Pública, delimitando a taxa de esgotamento sanitário em 40%  na cidade.

Mesmo após a decisão, a Embasa segue cobrado o mesmo percentual. A Agência Sertão apresentou questionamentos ao setor responsável pela comunicação da empresa, que disse aguardar posicionamento do setor jurídico, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.

Em respostas anteriores, a Embasa afirmou que segue a legislação vigente, tanto estadual quando federal. A empresa alega ainda que em estados como São Paulo, Maranhão e Pernambuco, o percentual da tarifa de esgoto é mais do que 100% do valor pago pela água.

Segundo apurado pela Agência Sertão, o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto celebrado entre a Prefeitura de Guanambi e a Embasa expirou em junho de 2019. A empresa segue prestando os serviços normalmente.

Fonte: Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
Câmara de Guanambi aprova Projeto de Lei que responsabiliza financeiramente agressores por custos de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS