20/07/2025 às 07h12min - Atualizada em 20/07/2025 às 07h12min
Igaporã: Acusado de tentar matar ex-companheira a tiros é condenado a 18 anos de prisão


O Tribunal do Júri da Comarca de Igaporã, no sudoeste da Bahia, condenou José Carlos da Silva a 18 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela prática de tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, Vanízia Pereira de Oliveira Silva. A decisão foi proferida durante sessão realizada  na última quarta-feira (16), sob a presidência do juiz Edson Nascimento Campos.

De acordo com o Minstério Público da Bahia (MP-BA), o réu não aceitava o fim do relacionamento e passou a perseguir a vítima, inclusive com ameaças de morte a ela e ao próprio filho, de apenas 6 anos à época.

Durante o julgamento, os jurados reconheceram a autoria e a materialidade do crime. O conselho de sentença rejeitou a tese da defesa e acolheu integralmente a acusação, incluindo as qualificadoras de motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O juiz aplicou também agravantes previstas no Código Penal por se tratar de violência contra a mulher e por ter sido praticada contra a companheira.

A pena base foi fixada em 18 anos de reclusão. O magistrado considerou, entre outros fatores, o histórico de abusos cometidos pelo réu ao longo de mais de 20 anos de relacionamento. Além disso, determinou o pagamento de R$ 15 mil a título de indenização por danos morais e R$ 257,81 por danos materiais, referentes a despesas médicas da vítima.

 

A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça, Dr. Jailson Trindade Neves, com atuação das advogadas Tamires Gondim e Emanuelly Roriz como assistentes de acusação.

Entenda o fato

O crime ocorreu em junho de 2023, ao lado da agência do Banco do Brasil, no centro de Igaporã. A vítima foi atingida por dois disparos e conseguiu reagir fisicamente contra o agressor. O revólver falhou, o que evitou que mais tiros fossem disparados.

Após o ataque, o réu fugiu e, ainda no mesmo dia, colidiu o veículo que dirigia contra uma carreta, sendo socorrido e posteriormente preso pela Polícia Militar.

 

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

NOTÍCIAS RELACIONADA
Igaporã: Acusado de tentar matar ex-companheira a tiros é condenado a 18 anos de...
Justiça cassa mandato do vereador mais votado da história de Tanque Novo por compra de...
STF decide por responsabilizar redes sociais. Veja como ficam as...
Anestesista que abusava de mulheres durante o parto é...
GALERIAS
CLASSIFICADOS