26/05/2020 às 20h30min - Atualizada em 26/05/2020 às 20h30min
Igreja Católica questiona isolamento e pede reabertura do Santuário de Nossa Senhora Aparecida


Alegando não haver consenso sobre a eficácia do isolamento social como medida de proteção conta a Covid-19, a Igreja Católica pediu a Justiça a autorização para voltar a realizar missas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, interior de São Paulo. O santuário recebe anualmente cerca de 12 milhões de pessoas e está proibido de realizar atividades desde março. 

Na contestação apresenta, de acordo com o UOL,  o Santuário afirmou que "há sérios questionamentos técnicos" quanto a pertinência da restrição à circulação de pessoas. "Países como a Suécia não adotaram um mecanismo extremo e sofreram menos do que outros, como a Itália, que adotaram o modelo restritivo estranhamente defendido pela Promotoria”.

 

No documento, a Igreja reclama ainda da falta de coordenação entre as autoridades. "Se o presidente da República diz 'A', o governador diz 'B', o Ministério Público diz 'C' e o STF orienta a 'D'..., o que o cidadão deverá fazer? Em quem acreditar.”

 

Para a Igreja, "a falta de coordenação ou a adoção de medidas exageradas possuem uma grande externalidade negativa: pode causar sérios riscos à ordem pública por descredibilizar as autoridades públicas perante a população". A Igreja reclama ainda do fato de a medida ter sido tomada por iniciativa do Ministério Público, argumentando que não cabe à instituição criar políticas públicas. A atribuição, diz a Igreja, é do Poder Executivo, que "não é parte do processo."


 A contestação ainda não foi julgada pela 2ª Vara Cível de Aparecida.

 

 

Bahia Notícias

     
NOTÍCIAS RELACIONADA
STF decide por responsabilizar redes sociais. Veja como ficam as...
Anestesista que abusava de mulheres durante o parto é...
Justiça condena influenciador João Neto por agredir...
TJBA institui assistência pré-escolar para filhos de juízes e...
GALERIAS
CLASSIFICADOS