20/08/2025 às 05h21min - Atualizada em 20/08/2025 às 05h29min
Política Municipal de Atenção Integral à Mulher com Endometriose é aprovada na Câmara de Guanambi


Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou o Projeto de Lei nº 086/2025, de autoria dos vereadores André Moitinho e Eponina Gomes, que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Mulher com Endometriose. A proposta também cria a Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose, a ser realizada anualmente na primeira semana de março, em alusão ao Mês da Mulher, com programação voltada para informar e alertar a população sobre a doença.
 
A endometriose é uma doença inflamatória crônica, estrogênio-dependente, caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Entre os principais sintomas estão dor pélvica crônica, infertilidade e outros impactos que comprometem significativamente a qualidade de vida das mulheres.
 
Na mesma sessão, também foram aprovados outros projetos:
Projeto de Lei Nº13/2025 de autoria do Executivo: Autoriza o poder executivo do município de Guanambi, o pagamento adicional a ser destinados aos trabalhadores da Saúde Bucal.
Projeto de Lei Nº19/2025 de autoria do Executivo: Tem como objetivo modificar a vinculação administrativa do Conselho Tutelar, passando da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Governo.
Projeto de Lei Nº80/2025 de autoria do vereador Paulo Costa: Fica tombado, como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico do Município de Guanambi, o imóvel conhecido como Casarão dos Barros, também denominado Solar dos Barros, situado no Distrito de Mutãs, às margens da Lagoa da Espera.
Projeto de Lei Nº81/2025 de autoria do vereador Joventino Neto (Neto de Dim): Modifica a denominação da Estrada Vicinal (Avenida da UMS de código do logradouro 61571), localizada no Bairro Morada do Sol, Distrito de Mutãs. Que passará a denominar-se: Avenida Moacy de Souza Pinto
Projeto de Lei Nº91/2025 de autoria do vereador Cláudio Fiuza: Modifica a denominação da Rua F, situada no Bairro Liberdade, no município de Guanambi, passa a ser denominada de Rua Ângelo Alves Oliveira.
Projeto de Resolução Nº11/2025 de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia): Cria a Ouvidoria da Câmara Municipal de Guanambi.
Além disso, os vereadores aprovaram e encaminharam ao Executivo Municipal oito Indicações voltadas a diferentes áreas de interesse da população.
 

Na Tribuna Livre da Câmara Municipal, fez uso da palavra a senhora Glória Rodrigues Reis Sousa, representante da comissão dos candidatos aprovados no concurso público, edital nº 01/2022. Em sua fala, ela destacou as demandas referentes ao cargo de número 117, destinado a professor de Educação Infantil e Anos Iniciais, além do cargo de professor de Língua Portuguesa do município. A representante aproveitou o espaço para enfatizar a relevância da convocação dos aprovados.

Após a sessão ordinária, os vereadores entregaram Moções de Aplausos em reconhecimento a personalidades e instituições que têm se destacado em diferentes áreas:
  • Loja Maçônica Fraternidade Guanambiense nº 73, pela realização do 25º Forró do Bode;
  • Alice Neves, jovem atleta homenageada por sua brilhante trajetória esportiva, que já soma 100 pódios;
  • Matheus Pereira dos Santos, jovem guanambiense selecionado para o Programa Deputado Jovem Baiano;
  • Xavier Doces de Algaroba – cientista, escritor, empresário e ex-candidato a vereador de Guanambi, pelos feitos notáveis e pela relevante representação do município em diversos estados e países.
NOTÍCIAS RELACIONADA
Plano Plurianual, LDO e LOA 2026 entram em discussão na Câmara de...
Vereadores de Guanambi participam da entrega de mais de 300 títulos de regularização...
Câmara de Guanambi recebe palestra sobre prevenção ao câncer de...
Barragem de Ceraíma chega a 30% e crise ameaça produção agrícola na região de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS