21/04/2020 às 20h02min - Atualizada em 22/04/2020 às 18h36min
Prefeitura de Guanambi anuncia criação de leitos, UTI?s e contratação de pessoal


A prefeitura de Guanambi irá montar duas estruturas para o combate ao Coronavírus no município. Ainda sem casos confirmados, a cidade se prepara para a chegada do doença após flexibilizar o isolamento social nas últimas semanas.

Segundo a Secretaria de Saúde, serão criados 20 leitos para tratamento de pacientes com sintomas leves no prédio onde funcionava a Promater, na Praça José Ferreira, no Centro. Segundo apurou a Agência Sertão, o contato de aluguel entre a prefeitura e o proprietário do imóvel foi fechado no início da semana e deve ser publicado nos próximos dias.

Outros 14 leitos para tratamento de pacientes com sintomas moderados serão no Hospital Municipal, onde também funcionarão seis leitos de UTI. O imóvel onde funcionava o antigo Hospital São Lucas está alugado à prefeitura desde 2016 para a realização de cirurgias eletivas da rede municipal de saúde.

A prefeitura informou que está elaborando um chamamento público para a contratação de enfermeiros, técnicos, auxiliares, médicos, fisioterapeutas e profissionais de outras áreas da saúde para acompanhamentos dos pacientes nos leitos e nas UTI’s.

O valor investido pela prefeitura nas ações ainda não foi informado. Na semana passada, a prefeitura publicou um decreto de contingenciamento de recursos em várias áreas, prevendo a queda na arrecadação e a necessidade de investimentos em ações do tipo.

O Hospital Geral de Guanambi (HGG) também está se preparando para o possível caso da proliferação da doença na região. A unidade concluiu três novos leitos na emergência na segunda-feira (20). Este novos leitos serão usados para o isolamento de pacientes que não precisarão ficar internados, ou para os que aguardam uma decisão da equipe médica.

A direção do HGG informou que além dos três leitos de emergência, quatro leitos para pacientes graves, oitos leitos de enfermaria, quatro isolamentos nas alas, mais um isolamento em UTI. A unidade deve ser a referência em toda a região para o tratamento da doença.

Em Guanambi não há casos confirmados de Covid-19. Até esta segunda-feira, 81 casos suspeitos foram notificados, sendo que 78 foram descartados e três aguardam o exame.

As primeiras medidas para o combate os coronavírus no município foram tomadas no dia 17 de março, com a suspensão de aulas, eventos e atividades que promovam aglomeração de pessoas. Menos de uma semana depois, um novo decreto determinou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

No dia 6 de abril, um terceiro decreto permitiu a abertura de lojas de atacado e varejo até está segunda-feira (20), quanto em que foi prorrogado até 4 de maio, com a possibilidade de permitir a abertura de outros estabelecimentos, como salões, barbearias e motéis, mediante formalização dos proprietários de um plano de trabalho junto à secretaria e ao Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

Além disso, barreiras sanitárias foram instaladas na cidade para monitorar a entrada de pessoas vindas de outras cidades. A prefeitura anunciou a contratação de Bombeiros Civis da cidade para atuar nestas barreiras. Eles irão auxiliar os profissionais de saúde no trabalho de prevenção e suporte.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o número 0800 284-4040 para que a população denunciar casos de pessoas oriundas de áreas de risco que burlaram as barreiras sanitárias. O número também serve para as pessoas que estão sendo monitoradas e em isolamento social e queiram pedir orientações ou requerer tratamento específico de saúde.

Uma página no site da prefeitura reúne todas as informações sobre o coronavírus na cidade, como decretos, notícias e informações sobre casos.

 

por 

 Tiago Marques - Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi aprova Projeto de Lei que responsabiliza financeiramente agressores por custos de...
Câmara de Guanambi aprova projeto que proíbe uso de cigarros eletrônicos em locais...
Guanambi: Prefeito Nal rebate Charles Fernandes e nega recusa de emendas para a...
Política Municipal de Atenção Integral à Mulher com Endometriose é aprovada na Câmara de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS