14/05/2021 às 05h54min - Atualizada em 14/05/2021 às 05h54min
Prova de vida do INSS volta a valer a partir de junho nas agências


A partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarão a ter o benefício cortado, informou hoje o órgão. A exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.

Inicialmente, a retomada da prova de vida estava prevista para maio, mas foi adiada em um mês pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia, publicada hoje (13) no Diário Oficial da União.

Em maio, ocorrerá o bloqueio de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. Estes devem ir à agência regularizar a situação. De março de 2020 em diante, os prazos serão retomados de forma gradual, para evitar aglomerações nas agências bancárias.

A portaria estabeleceu o seguinte calendário de transição para a prova de vida para os segurados do INSS.

 

Os beneficiários escolhidos para a comprovação digital por reconhecimento facial e que não fizeram o procedimento no aplicativo Meu Gov.br terão o benefício cortado neste mês. Neste caso, o desbloqueio do pagamento poderá ser feito por reconhecimento facial no próprio aplicativo. Segundo o INSS, cerca de 340 mil pessoas selecionadas que fizeram a prova de vida digital nos últimos meses não correm o risco de ter o benefício bloqueado.

 

Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

NOTÍCIAS RELACIONADA
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada do Grupo...
Lula autoriza contratação de Datena com salário altíssimo em TV pública e causa desconforto em...
Com medo, homem que denunciou o Careca do INSS e o filho de Lula diz estar desprotegido pela PF: “não...
Pênis bovino é novo "ouro" da pecuária de Mato Grosso no mercado...
GALERIAS
CLASSIFICADOS