29/01/2026 às 09h01min - Atualizada em 29/01/2026 às 09h01min
PF desarticula quadrilha de falsos indígenas que fraudavam benefícios do INSS na Bahia


Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira (28), uma operação para apurar um suposto esquema de fraude previdenciária envolvendo a concessão irregular de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas que se passavam por indígenas na Bahia.

De acordo com as investigações, falsos indígenas teriam apresentado documentos ideologicamente falsos para obter benefícios como aposentadoria rural, salário-maternidade e outros auxílios previdenciários, sem cumprir os requisitos legais. O esquema era conhecido entre os envolvidos como "Green Card Pataxó".

Ainda segundo a PF, para viabilizar as fraudes, os participantes assinavam declarações falsas que, posteriormente, eram validadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Após a concessão dos benefícios, os supostos beneficiários eram obrigados a contratar empréstimos consignados, cujos valores eram repartidos entre os integrantes do esquema.

 

Durante a Operação Monã, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Porto Seguro. As medidas cautelares têm como objetivo a coleta de documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações e a responsabilização dos envolvidos.

Ao longo da ação, também foram apreendidas armas e munições de calibre restrito. Todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde serão adotados os procedimentos cabíveis.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e outros delitos que venham a ser identificados ao longo das investigações.

 

Bn@ws

NOTÍCIAS RELACIONADA
Carga de carne imprópria para consumo é apreendida em...
Idoso morre após ser atropelado neste sábado em...
Homem com mandado de prisão em aberto é preso com drogas ao desembarcar de ônibus em...
PF investiga ex-gerente de banco suspeito de desviar R$ 1,3 milhão em Feira de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS