20/01/2026 às 15h28min - Atualizada em 20/01/2026 às 15h28min
Polícia mira suspeitos que aplicavam golpe usando IA para enganar cartórios e movimentar dinheiro de contas na Bahia


A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta terça-feira (20), mandados de busca e apreensão no bairro da Pituba, em Salvador, como parte da Operação Procuração Zero, que investiga um esquema de fraudes envolvendo procurações usadas para movimentação de contas bancárias.

A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em parceria com as polícias de Santa Catarina e Ceará, e com ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário catarinense. Durante a operação, foram apreendidos celulares e um computador supostamente usados na prática das fraudes.

Segundo as investigações, o grupo criminoso obtinha procurações em cartórios de Florianópolis e Joinville (SC) para movimentar contas de terceiros de forma ilícita. Há indícios de que os suspeitos chegaram a usar inteligência artificial em videochamadas para se passar por outras pessoas e enganar servidores dos cartórios.

A Operação Procuração Zero é coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia da Capital (1ª DPCo) e pela Divisão de Investigação Criminal de Palhoça (DIC/PCSC), com apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC). As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos, apurar os prejuízos causados e responsabilizar todos os suspeitos.

 

Bn@ws

NOTÍCIAS RELACIONADA
Polícia mira suspeitos que aplicavam golpe usando IA para enganar cartórios e movimentar dinheiro de...
Tensão no sul da Bahia: Dois suspeitos morrem e delegado é baleado em operação...
Criança é resgatada após denúncia de abuso sexual em...
Vítimas de acidente na BR-030 em Malhada são...
GALERIAS
CLASSIFICADOS