03/07/2020 às 21h54min - Atualizada em 03/07/2020 às 21h54min
Policiais Civis da Bahia paralisam atividades e pressionam por ações de prevenção à Covid-19


Os policiais civis da Bahia decidiram, por meio de assembleia virtual realizada nesta quinta-feira (2), paralisar as atividades por 24h em todo o estado no próximo dia 8, quarta-feira. A informação é do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC). 


De acordo com Eustácio Lopes, presidente da entidade representativa, a categoria amarga o descaso por parte da gestão da Polícia Civil (PC-BA), assim como do governo do Estado, fato agravado pela pandemia. O sindicato contabiliza a infecção de 218 agentes da segurança pela Covid-19 até esta sexta-feira (3).


“Enquanto a Secretaria de Segurança ignora a pauta da categoria, cresce o número de policiais civis infectados, que até a presente data, já contabiliza 218 policiais positivados pelo novo coronavírus, e até o momento continua ignorando leis, normas e os protocolos de Biossegurança, sem fornecer regularmente os Equipamentos de Proteção Individual, assim como, a testagem para todos os policiais civis, que hoje servem de carcereiros para presos custodiados, que muitas vezes estão positivados para à Covid-19”, pontua.


Por meio de nota, a PC-BA alegou desconhecer decisão da categoria e contestou que esteja ignorando as normas de segurança de prevenção à Covid-19. “Somente na capital foram realizadas mais de 800 testagens, entre RT-PCR (swab) e testes rápidos para anticorpos, enquanto no interior, os servidores passam pelos mesmos exames, realizados pelos órgãos municipais de saúde, a partir de um convênio entre o Departamento Médico da Polícia Civil (Demep), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e as pastas municipais”, ressalta a PC.


Acrescenta ainda que já adquiriu mais de “60 mil itens entre equipamentos de proteção individual e materiais de limpeza”, os quais “são distribuídos em todas as unidades, desde o início da pandemia”. Afirma ainda ações de higienização e desinfecção são realizadas nas delegacias com regularidade.

 

 

por Mari Leal - Bahia Notícias

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
PF nas ruas: Operação investiga suspeita de desvio de emendas Pix em shows; deputado é...
Bebê recém-nascida morre em Malhada enquanto aguardava transferência para UTI...
PF desarticula quadrilha de falsos indígenas que fraudavam benefícios do INSS na...
Operação Carta Marcada apura corrupção em contratos públicos no sudoeste...
GALERIAS
CLASSIFICADOS